Se ajudar o seu filho a desenvolver hábitos saudáveis, ele irá ter benefícios ao longo de toda a sua vida. As dicas abaixo irão ajudá-lo a começar:
1. Ser um exemplo. Se as crianças virem você comendo alimentos saudáveis e tentar seguir uma vida ativa, irão reparar nos esforços que faz para manter uma vida saudável e vão receber a mensagem correta a partir da própria família.
2. Atividades em família. Se fizer planos de atividades que incluam toda a família todos irão se beneficiar. Podem ser planos simples, como caminhadas, passeios de bicicleta, jardinagem, entre outras atividades que podem ser feitas em grupo.
3. Seja positivo. Como as crianças não gostam de ser repreendidas constantemente pelo que não podem fazer, mantenha uma postura positiva e divertida. E não se esqueça de elogiar quando a criança faz algo positivo.
4. Limite o tempo da televisão, vídeo jogos e computador. Se a criança desenvolver o hábito de dedicar muito tempo na frente da televisão ou jogar vídeo game, vai desenvolver também um estilo de vida sedentário. Estabeleça um limite de 2 horas ao dia.
5. Seja realista. Quando estabelecer limites e objetivos seja realista. Se começar gradualmente com pequenas coisas será mais fácil observar uma progressão, do que se estabelecer à partida objetivos difíceis.
6. Encoraje as atividades físicas de que a criança gosta. Deixe a sua criança experimentar várias atividades diferentes até que ela encontre uma de que realmente gosta. Se a criança gostar daquilo que faz, vai praticá-lo durante mais tempo.
7. Jantares em família. Faça com que a hora do jantar seja a hora da família, pois dessa forma vai conseguir controlar melhor aquilo que a criança come.
8. Escolha prêmios gratificantes. Celebre o bom comportamento de uma criança com algo diferente e não com doces ou tempo para ver televisão.
9. Faça um jogo de leitura de rótulos de alimentos. Toda a família irá aprender a ter consciência do que come.
10. Envolva-se. Mantenha-se ativo naquilo que diz respeito à saúde da criança. Por exemplo, insista que na escola se façam boas escolhas alimentares. Faça ouvir a sua voz!