O conhecimento popular fala que tomar um banho de cachoeira é a melhor forma de purificar espírito e alma. Tá bom, você não vai conseguir fazer isso nas quedas d' água que vai ver a seguir, mas apenas observá-las de perto será uma experiência de outro mundo.
Confira os dez pontos turísticos mais impressionantes marcados por esses acidentes geográficos.
Seljalandsfoss, Islândia
cachoeira mais famosa da Islândia possui 60 metros e um visual de tirar o fôlego. Uma trilha passa por trás dela, onde é possível acompanhar o pôr do sol incidindo na cortina d'àgua, em uma das vistas mais incríveis do mundo.
Cachoeiras Detian - China/Vietnã
De um lado, China. Do outro, Vietnã. Na divisa entre os países, as cachoeiras Detian (ou Ban Gioc, para os vietnamitas) são rodeadas de uma densa floresta tropical, o que dificulta chegar na atração. Entretanto, há bons guias que conseguem levá-lo sem maiores problemas e, ao chegar lá, perceberá que o esforço valeu a pena.
Ventisquero Colgante - Chile
No topo dos Andes, na parte localizada no parque nacional Queulat, a água cai por baixo do Ventisquero Colgante, uma camada de gelo no cume da montanha que ocupa 80 quilômetros quadrados. Tudo isso a 2 mil metros acima do nível do mar.
Gullfoss - Islândia
Mais maravilha natural da Islândia, recebeu o nome de "cachoeiras douradas" devido à coloração da água enquanto cai em um penhasco de 32 metros de profundidade. Não é difícil ver mais de um arco-íris se formando sobre o local.
Cataratas Jog - Índia
Situada no sul do país, as quedas d'água de 253 metros são continuações do rio Sharavathi, um dos mais importantes de Mumbai. O local é uma das atrações turísticas mais procuradas da Índia, além de gerar energia por meio de uma hidroelétrica.
Parque Nacional dos Lagos Plitvice - Croácia
Um dos lugares mais inacreditáveis do mundo, possui cerca de 20 lagos conectados por quedas d' água ou cavernas. É um dos parques nacionais mais visitados da Europa, além de ser patrimônio da humanidade pela UNESCO.
Cataratas Yosemite - Estados Unidos
maior cachoeira do país possui 739 metros de altura - maior que o Skyscraper, segundo maior prédio do mundo. Localizada na Califórnia, também está entre as maiores quedas d' água do mundo.
Foz do Iguaçu - Brasil
Orepresentante brasileiro desta relação é também um dos mais belos. As 275 quedas somam um fluxo de 1.746 m³/s, o segundo maior do mundo, atrás das cataratas do Niágara. Localizado na divisa com a Argentina, ainda é cercado por um parque florestal com flora e fauna que completam um passeio obrigatório na América do Sul.
Cataratas do Niágara
Uma das atrações mais visitadas dos Estados Unidos, o local já foi o ponto favorito de jovens casais para se casarem. Cerca de 1,2 milhão de metros cúbicos de água passam pelas cataratas por minuto.
Victoria Falls - Zimbábue/Zâmbia
divisa entre esses dois países africanos é marcada por muita água. O maior paredão d' água do mundo, com 106 metros de altura, leva da rainha da Grã Bretanha em 1855, data que o explorador escocês David Livingstone o encontrou. A cachoeira tem como ápice de imponência o período de chuvas, entre novembro e abril.
fonte gq